data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Husm (Assessoria de Imprensa)
O índice de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Santa Maria segue preocupante. Há 10 dias, a taxa não fica abaixo dos 80%, porcentagem considerada alta. Nesta terça-feira, 88,4% dos leitos estão em uso, entre pacientes Covid e não Covid.
No Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, a ocupação de UTI está em 91,7%. Em relação à UTI Covid, há apenas dois leitos disponíveis do total de 31. Nos leitos clínicos para pacientes com confirmação ou suspeita de coronavírus, a ocupação está em 86,5% (45 dos 52 leitos estão em uso).
Já o Hospital Regional está com ocupação de 90%, com 27 dos 30 leitos de UTI com internações. Nos leitos clínicos, a taxa está em 52,5% (21 dos 40 leitos disponíveis estão ocupados).
Com bandeira vermelha e novos decretos, entenda o que pode e não pode funcionar em Santa Maria
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), 82,8% dos leitos de UTI estão em uso. Na UTI, há 11 pacientes com confirmação ou suspeita da doença, o que significa que há, ainda, quatro leitos disponíveis. Nos leitos Covid-19 fora de UTI do Husm, a ocupação está em 13,3% (dois dos 15 leitos com internações).
NO ESTADO
Nesta quarta-feira, o Rio Grande do Sul atingiu lotação de 86,9% dos leitos de UTI adulto, a maior desde o início da pandemia. Também, pela primeira vez, mais da metade de todos os pacientes internados em UTIs (50,7%) no RS são pacientes confirmados com coronavírus. Além disso, o número de internados quase dobrou em um mês, passando de 2.383 casos em 24 de janeiro para 4.325 no dia 23 de fevereiro.